Cozinha Abolição – Reformando uma cozinha antiga

Transformar uma cozinha antiga em um espaço moderno e funcional pode ser um projeto emocionante e este não foi diferente. Este Apartamento é da década de 60 e quando minha cliente me procurou foi na intenção de fazer uma reforma completa.

Quando fui fazer a primeira visita, era nítido que a cozinha nunca havia passado por nenhuma reforma, a sensação era que o tempo por lá parou naquela época. A parte gostosa disso é a nostalgia dos revestimentos pequenos e sempre floridos, os armários em fórmica como os armários da nossa infancia, mas é somente para isso que ela serve, para ser uma lembrança afetiva.

O desafio era deixar a cozinha o mais funcional possível! Minha cliente não é de cozinhar, mas ela queria uma cozinha elegante. O que ela me pediu foi que os armários lembrasse o visual de uma cozinha provençal.

Cozinha da Década de 60
Cozinha Antes da Reforma

As primeiras providências foram estruturais. Refazer a parte hidráulica para deixar as torneiras que antes era de parede, de mesa (torneira na bancada), remover as tomadas aparentes – a nossa intenção era que o revestimento de destaque não tivesse nenhum recorte – então baixamos os pontos elétricos e incluímos pontos 220V. Em Valinhos a voltagem padrão é 110V e precisávamos destes pontos para o forno elétrico e um aquecedor para a torneira, já que o apartamento não tem outra forma de aquecimento. Esta é uma dica que dou e que sempre uso nos meus projetos, que é colocar aquecimento na torneira da cozinha. Ela facilita para ferver a água para cozinhar ou ajudar a derreter a gordura da louça.

Com os revestimentos removidos, hidráulica refeita e com o piso nivelado.

Para esta cozinha ficasse funcional, incluímos alguns pontos que faz toda a diferença em um projeto de interiores:

  •  Como queríamos remover as tomadas visíveis, incluímos uma torre de tomada na bancada para poder fazer o uso dos eletroportáteis,
  • Incluímos um dispenser de detergente, o que muda completamente o visual da cozinha, além de diminuir a “bagunça” em cima da bancada,
  • Optamos por um depurador embutido na marcenaria,
  • Luz de LED embutida na marcenaria acima da bancada,
  • Torneira monocomando, com saída de água quente e fria,
  • gaveta de temperos em MDF, além do valor ser mais baixo do que as gavetas em aramados (metal) ele evita que enferruge com o tempo.
Dispenser de detergente
Torre de tomada

E este foi o resultado da cozinha!

Itens usados na cozinha:

  • Todos os metais usados são da Docol.
  • Armário superior com as portas provençais no mdf Areia da Guararapes.
  • Armário inferior no mdf Fendi da Guararapes.
  • Bancada e RodaBase no granito Preto Negresco.

Acredito que agora com uma cozinha renovada, a minha cliente até se anima a cozinhar!

Caso queira ver o processo da reforma completa, eu postei um reels no instagram, acessa lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?